Tenho percebido em meu contato com diversos artistas que a maioria tem dificuldade para se organizar, principalmente ver a sua atividade como negócio. Deixa eu esclarecer, antes, que para mim, o artista também é aquele que faz trabalhos manuais como costura, pintura, e diversos artesanatos.

Para viver de arte, e ir além nos ganhos do negócio, toda aquele que quer empreender nesse tema, precisa se valer das técnicas da administração: como por exemplo, o planejamento.

Porque o planejamento vai possibilitar que consiga ter a eficiência para prever necessidades de materiais, capital, pessoal, entre outros, que são tão importantes para o crescimento do negócio. Viver de arte, envolve não só processo criativo, mas vem acompanhado de outras obrigações que, se o artista não prestar atenção, podem desestimular a sua carreira e o sonho de empreender com o que gosta.

Ter em mente que trabalhos manuais e diversas expressões artísticas requerem controles de materiais, e dos custos envolvidos no processo manufatureiro (energia elétrica, manutenções de máquinas, reposição de ferramentas, etc.)

Este são somente alguns itens do processo, por isso querido (a) artista, não se descuide da parte gerencial de seu empreendimento, busque informações ou se puder contrate alguém para te ajudar. A arte não pode acabar, e nem pode se tornar algo não rentável para você, exceto se deseja apenas fazer a arte como entretenimento pessoal.

Desejo sucesso em sua caminhada, no instagram (@vivenciasforall) tem muito material gratuito para artes empreendedoras e também pode participar de um grupo privado no Telegram. Me envie uma mensagem caso deseje participar e aumentar nossa rede criativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.