A Ribeira

A Ribeira é um bairro em Salvador que se localiza na Cidade Baixa e tem um clima bucólico, pois é um bairro antigo e se contrapõe a parte moderna da capital baiana. Lá não tem grandes edifícios mas o charme está em cada esquina com suas casas e na orla. Se você gosta de fotografia, terá uma paisagem marítima cheia de barcos na Rua Porto dos Tainheiros, pois a Marina fica nessa região, leia dicas de fotografia aqui nesse post.

Para chegar existem diversos ônibus que fazem o trajeto para a Ribeira e Cidade Baixa, e também, logo após descer o Elevador Lacerda você já se encontrará na Cidade Baixa, porém terá que pegar uma condução até a Ribeira ou o Bonfim. Se vier da Ilha de Itaparica poderá desfrutar de um passeio de Ferry Boat durante a travessia para o terminal Bom Despacho que fica na cidade Baixa daí é só deslocar-se para a Igreja do Bonfim que será cerca de 20 minutos de carro.

Sorveteira da Ribeira

Com vista para a Baía de Itapagipe pode-se tomar um delicioso sorvete na sorveteria mais famosa de Salvador: a Sorveteira da Ribeira, que possui uma grande quantidade de sabores tradicionais e de frutas típicas do nordeste (umbu, cajá, tapioca, coco, sapoti, entre outros) a lista completa no site deles aqui. Essa sorveteria fundada em 1931 é bem tradicional, tem um bom atendimento até mesmo  nos dias bem movimentados de verão. É uma parada quase que obrigatória.

Igreja do Senhor do Bonfim

Na Avenida Beira Mar poderá fazer uma caminhada pela orla marítima e desfrutar da paisagem com casas coloridas no estilo de cidade de interior. No início da cidade baixa vemos ao alto a igreja do Senhor do Bonfim, onde tem a festa cultural/histórica denominada “lavagem do Bonfim” que é bem tradicional e ocorre todos os anos no mês de janeiro, essa igreja localiza-se em uma colina que também fica próxima ao bairro da Ribeira. A Igreja do Senhor do Bonfim é um templo católico porém a festa da lavagem tem origem no candomblé.

Obras de Irmã Dulce

Outro ponto turístico, para aqueles que são religiosos, é a sede das obras sociais de Irmã Dulce no Largo de Roma que faleceu em 1992 e já foi beatificada.

Ponta do Humaitá

A Ponta do Humaitá é para encerrar o passeio com chave de ouro, dispõe de uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.  Há um forte de origem militar e o farol que pertence ao mosteiro de Nossa Senhora do Monte Serrart (Rua Monte Serrat, 56). No forte poderá subir e apreciar a paisagem.

Ponta do Humaitá Salvador Bahia.
Ponta do Humaitá Salvador Bahia. Foto: AJ Imagem

Enfim… Sugestão de roteiro de um dia:

Inicie seu passeio indo para a Praça da Sé* onde fica o Pelourinho (Centro Histórico de Salvador) e também é onde está o Elevador Lacerda, para descer esse elevador paga-se um valor simbólico de centavos de real.  Desça o Elevador e pegue um ônibus para o Bonfim, este terá um trajeto que poderá passar pelo bairro chamado Dendenzeiros, a passagem do ônibus custa R$3,60. De táxi creio que gastará em torno de R$40,00 reais, porém é mais seguro. Após visitar a Igreja do Bonfim poderá pegar a esquerda e seguir na rua do Hospital Sagrada Família para chegar à Ponta do Humaitá. De lá tome uma condução até o Pier da Ribeira (Rua Porto do Tainheiros), ao chegar já terá a vista para a Baía de Itapagipe e barcos atracados, nesse momento já estará com calor e poderá desfrutar do sorvete na Sorveteria da Ribeira (rua da Penha,87) que fica a poucos metros da Marina. Prepare-se para fazer uma caminhada pela orla apreciando a paisagem e ao final terá um belo por do sol.

*Quero acrescentar que para a Praça da Sé tem ônibus executivo que sai do Aeroporto de Salvador e percorre toda a orla até chegar à Praça da Sé. Na estação rodoviária ou Shopping da Bahia também tem esse ônibus com ar condicionado. As linhas de ônibus podem ser verificadas no site “meu buzu” clique aqui.

Telefones úteis:

Empresas de táxi: Teletáxi: 71 3341-9988 /  Elitte taxi: 3432-4040

 

3 comentários em “Dica de passeio em Salvador |Praia da Ribeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.